sexta-feira, 27 de julho de 2007

OS MEUS AMORES, de Mogaydouro

Estava eu muito descansado a tomar uma bebida numa esplanada, quando um homem mais ou menos da minha idade e que eu conheço de vista, mas de toda a vida, se aproximou de mim e me perguntou se podia sentar-se na minha mesa. Como o conheço cá da terra, claro que respondi que sim, que podia sentar à vontade...
Começou por uma daquelas conversas banais do tipo:
- E então que fazes? - quando era evidente que não estava a fazer nada mais além de beber um copo.... ao que eu respondi:
- Nada, aqui em Mogadouro não se faz nadinha...
- É verdade, este ano temos um verão muito sossegado... – anuiu o homem.
Parecia nervoso, pouco à vontade, mas não me admirou muito pois era uma das primeiras vezes que falávamos.
Veio o empregado do bar e mandou vir bebidas para os dois, o que me levou a dizer:
- Muito obrigado, fazes anos hoje?
- Não! Que ideia... estou apenas a tentar ser simpático contigo e a agradecer os bons conselhos que destes ao meu filho mais velho aqui há tempos... ele andava meio perdido e chateado connosco lá em casa, mas acho que mudou muito desde então e temos conversado muito, graças às tuas palavras...
- Bem, não tens nada que agradecer, já deves ter reparado que muitos jovens conversam comigo quando não se sentem à vontade para falar com os pais, deve ser do meu feitio...
- Sim, deve ser isso...Sabes, não leves a mal, mas ele mencionou o facto de tu seres gay.... juro que não fazia a mínima ideia disso... é verdade?
- E tu que achas?
- Sei lá, eu não entendo muito do assunto... sempre vivi aqui e nunca tive oportunidade de conviver com ninguém assim...
- Isso não é bem assim, sempre houve gays em Mogadouro e além disso lembro que andamos no mesmo liceu... podias ter perguntado então... e eu já te vi com alguns amigos meus... mas não importa, talvez tu não saibas que eles também o são...
Neste ponto comecei a perguntar-me o que é que aquele gajo queria, será que queria saber só por curiosidade? Sempre ouvi dizer que a curiosidade matou o gato... e quase lhe disse isso, mas não o fiz. Ele continuou a falar:
- Sabes, os meus filhos estão de férias e foram com a minha mulher passar uns dias à praia, eu não pude ir por causa do trabalho, sabes como é...
- Pois... é assim a vida...
- O meu rapaz também me contou que tu sabes cozinhar alguns pratos árabes e indianos, não me queres ajudar a fazer o jantar de hoje?
Aqui fiquei gelado! Estava mais que claro que este homem queria mais que uma ajudinha para o jantar... Eu não podia acreditar... Sempre tinha olhado discretamente para ele nos balneários, nos tempos do liceu, mas nunca achei que tivesse qualquer hipótese com ele...
- Bem, não sei se será boa ideia... nós dois em tua casa e a tua família de férias, com certeza que os vizinhos vão comentar, pois nós nunca andamos juntos...
- És capaz de ter razão, mas agora que consegui coragem para meter conversa contigo não vou desperdiçar a oportunidade... depois de todos estes anos... os vizinhos que se lixem...

Sem comentários: