segunda-feira, 7 de abril de 2008

Vidas Alternativas 116 e 117

Va 116SinopseO Vidas Alternativas continua atento ao que se passa no município de Lisboa. Ouvimos o arquitecto Miguel Graça sobre a última reunião de câmara. O Vereador Sá Fernandes apresentou uma proposta de sensibilização ambiental - o “Win Parade”- que, não recebendo acolhimento maioritário nos órgãos institucionais, ameaça agora passar por despacho do Presidente da Câmara. (21’51”)O conhecido criminologista Barra da Costa( a quem por lapso chamamos na entrada Braga da Costa,pelo que pedimos desculpas ao autor) publica “Madie, Joana e a Investigação Criminal” como uma tentativa séria de elucidar contra as tentativas de manipulação que obtiveram expressão na comunicação social sobre aqueles dois casos. (16’55”)António Pinho vem conversar connosco sobre o periódico Conversas de Café, e deixa a sua habitual farpa violenta contra o que diz ser uma tentativa governamental de cercear a liberdade individual no caso da legislação sobre piercings. (29’37”)Marita Ferreira é jornalista radicada em Inglaterra e edita um blogue de sucesso intitulado “Tangas”. A temática lésbica é aqui abordada, agora com um desafio interessante em Portugal; lançar um concurso de Contos Lésbicos. Esta observadora da realidade de Portugal e da Inglaterra nota como lá é bem diferente no que à descriminação diz respeito. Nas nossas paragens há mesmo um deficit de cidadania. As mulheres são menos afirmativas. (42’14”)Jorge SalemaAntónio SerzedeloEditor

VA 117
Sinopse

A República e Laicidade pela voz de Luís Mateus comenta as pressões que a Igreja Católica exerce agora sobre o governo, procurando fazer o que chama de “serenar os grupos laicistas do PS”. Os capelães que aguardam regulação e a questão do divórcio parecem acicatar os ânimos eclesiásticos. Para o nosso entrevistado ninguém esta hoje no governo a militar pelo ateísmo de Estado, mas antes pela neutralidade religiosa (aos 3’’12”).

O Eng. Magalhães Pereira é autarca do PSD, presidente da Junta de Freguesia dos Prazeres em Lisboa. Perante os Planos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de fechar a Tapada das Necessidades, este autarca vem explicar a sua posição. Como evitar que o publico seja arredado da Tapada que desde os anos 90 é pública? A questão aqui é mais vasta. O próprio Palácio Nacional, merecia ser aberto ao público pelo alcance histórico que tem, ao invés de abrigar um Ministério (aos 13’ 32”)

O psicólogo José Antunes, vem elucidar sobre o abuso sexual de crianças. O seu padrão e a realidade portuguesa. O Instituto de Medicina Legal faz perícias por suspeita de abuso sexual a 3 crianças por dia - Ver reportagem em baixo do Publico(aos 24’ 14”).

Fábio é brasileiro e tem 33 anos. Na sua área de contabilidade e finanças, quer uma coisa quer outra são obstáculos à empregabilidade. Velho de mais, português de menos. Um testemunho da discriminação no mundo competitivo das empresas em Portugal (aos 35’ 50”).

A Inês Branco é colaboradora do Vidas Alternativas. O seu trabalho académico no jornalismo, oferece o outro lado do caso Carolina Michaelis (vídeo do youtube tornado notícia onde se vê a luta corpo a corpo na sala de aula por um telemóvel); o lado crítico que todos deviam ter mas que escasseia. A Inês desmonta a notícia para alem da aparência e fala do perigo do jornalismo sem tratamento. Um pretexto para a difícil questão da verdade. Os factos, a noticia, e o contexto em que é dada (aos 45’ 19”).



António Serzedelo

Sem comentários: