segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

VIDAS ALTERNATIVAS 109

Sinopse

Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril e agora coronel, entrevistado pelo Vidas Alternativas. Quisemos saber qual a visão sobre o Portugal de Hoje. Ficamos a saber que Otelo tem uma visão optimista do país, que depois das matérias-primas das colónias importa apostar na formação do capital humano - o único recurso económico de Portugal. Lembra-nos que o famigerado assunto da corrupção já constava do programa do MFA (Movimento das Forças Armadas), partilha connosco a sua preocupção pelo que diz ser o renascer dos monopólios, e pelo aumento do custo de vida. Ao mesmo tempo, assinala a mobilidade de que gozam os portugueses na União Europeia (aos 2′ 06″).
Manuel Baptista vem representar um colectivo anarquista e entrevistado sobre um caderno que editado em forma de revista com artigos de fundo sobre África agregados no seu primeiro número e que oferecem uma visão alternativa sobre a problemática daquele continente. (aos 12′ 00″).
A “Aldraba” uma curiosa associação que defende o património não monumental que faz parte do nosso registo e memória. O antroplogo Lus Maçarico e o engenheiro José Franco declaram a intenção desta associação de preservar a memória das tradições, gestos e objectos passados, e subtrai-los ao rolo compressor da amnésia contempornea que tudo sacrifica a uma certa ideia de modernidade condicionada por interesses comerciais. O património popular português aqui defendido pelas qualidades estéticas e pelo que representa como referência (aos 21′40″)
O Socité Générale um banco francês envolvido em escãndalo, após a descoberta de uma fraude de grandes dimensões efectuado por um seu jovem corrector - Jerme Kerviel. Edmundo Padilha em Paris oferece-nos a sua visão mordaz da realidade francesa alertando para o perigo da especulação não regulada pelo poder político (aos 37′ 08″).
António Pinho relata o que sai no “Conversas de Café” jornal semanal. Que ter manchete sobre um dos famosos Monty Phyton e que nos falar de um bancário e fadista unidos na pessoa de Adelino Guimares, voz bastante a merecer atenção para a sua vida.

Jorge Salema
António Serzedelo
Edição ainda com Eva Russo
Editor

Sem comentários: