segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Vidas Alternativas 110

Sinopse.

Marinho Pinto, bastonário da ordem dos advogados, vem à comunicação social denunciar aquilo que chama de condescendência da sociedade portuguesa em relação à corrupção e alertar para a reposição da moralidade da vida pública. Logo é atacado por uns e apoiado por outros. António Dores, nosso colaborador frequente, escreve num jornal a defender o bastonário e aqui, explica-nos porquê. (aos 2’ 45″).



O regicídio agita as águas 100 anos depois. O centenário do assassínio do penúltimo rei português, D. Carlos, ainda divide opiniões. Aqui apaixonam-se na conversa com Luís Mateus, onde se fala da tentativa de branquear o monarca. Mas com que objectivos sociais, doutinais, ou políticos? Discute-se aqui a memória e os objectivos que ela serve no Portugal hodierno. (aos 14’ 07”).

Luís Maçarico faz um “raide” súbito de poesia e lê o seu “Ritual” (aos 27’ 16”).



Os pequenos partidos foram ameaçados de extinção pela lei. Logo corre o legislador a modifica-la. Mas isto não é tudo. Os pequenos partidos são voz que importa ouvir. Miguel Duarte do Movimento Liberal Social, fala das dificuldades vividas por certos aspectos da lei e esclarece com propriedade, sobre os regimes jurídicos europeus no que a este assunto diz respeito, sobretudo as recomendações do Conselho da Europa (aos 27’ 50 “ até 37’ 52).



É o Conselho da Europa, quem por intermédio do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, condena a França num acórdão recente e que faz tremer a jurisprudência no que concerne aos direitos gay na área da igualdade na adopção. A Rádio França Internacional entrevista naquele país, e em Portugal, António Serzedelo, sobre a situação das adopções e do caminho que falta percorrer. (aos 41’ 00”).

A fechar, e porque o Vidas Alternativas tem nova rubrica de “gastronomia” (ver site, receitas), entrevistamos o chefe Gabriel Filipi, gourmet que, imagine-se, presta serviço ao domicílio. Ele esta “armado” de influencias inglesas, italianas, portuguesas e outras que mescla na “cozinha de fusão”,http://www.defusao.com combinando os sabores de diversas latitudes. (aos 51’ 20”).
Jorge Salema

António Serzedelo-editor

Sem comentários: